Make your own free website on Tripod.com

ENFERMAGEM

Enfermagem

Home
Enfermagem
Eventos
Estatíticas
Contato
Links
Homenagem
 
A Enfermagem é uma ciência em franca expansão e tem como essência o CUIDAR DO SER HUMANO ao longo do processo vital, intervindo nos processos de saúde-doença, de modo a garantir a manutenção da saúde, a prevenção e a recuperação da doença, bem como promover condições humanas, técnicas e ambientais que promovam a dignidade humana às pessoas com doenças crônicas e fora de possibilidades terapêuticas.
 
ORIGEM DA PALAVRA ENFERMEIRO / A
 
A palavra Enfermeiro (a) se compõe de duas palavras do latin: "nutrix" que significa MÃE e do verbo "nutrie" que tem como significado criar ou nutrir.
Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE, cuja tradução para o português é Enfermeiro (a).

Michaelis - enfermagem
en.fer.ma.gem
sf (enfermar+agem) 1 Serviços de enfermaria. 2 Tratamento dos enfermos. 3 Funções de enfermeiro. 4 Conjunto dos enfermeiros.

enfermeira
en.fer.mei.ra
sf (fem de enfermeiro) Mulher instruída e habilitada para cuidar de enfermos e feridos sob a supervisão de um médico.

PERFIL DO PROFISSIONAL
 
O enfermeiro é um profissional indispensável em qualquer serviço de saúde, e que por suas habilidades e competências, tem encontrado campo de atuação em diversos seguimentos, o que dá a este profissional um amplo mercado de trabalho que se estende desde campos tradicionais como hospitais e serviços de saúde coletiva, chegando a clinicas de diversas especialidades, serviços de atendimento pré-hospitalar, ambulatórios em escolas, industrias e centros de grande circulação de pessoas como shopping centers e hotéis, serviços de atendimento domiciliar (home care, Programa de Saúde da Família), consultórios particulares, escritórios de auditoria e consultoria hospitalar e/ou serviços de saúde, além de atuar em pesquisa, ensino de nível médio (cursos de formação de técnicos e auxiliares de Enfermagem), ensino em nível superior (graduação e pós-graduação).

Juramento Solene da Enfermeira
Juramento da Enfermeira
Formandas - 1962
 
"Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, excercendo a Enfermagem com consciência e fideldade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúdepara o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições."

A História da Enfermagem
 
A Enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas - a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale - a evolutiva, também chamada de Idade de Florence e - a de aprimoramento, como é conhecida a fase atual.

A fase empírica é mencionada apenas como ponto de partida dos estudos de enfermagem. Nesta época, não havia profissionais ou equipamentos adequados, e o número de leigos que cuidavam dos doentes era elevado, o que colocava em risco a vida de várias pessoas.

A Idade de Florence, ou seja, a segunda fase, teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, também conhecida como a "Dama da Lâmpada". Florence, devido ao seu talento e inteligência, é personagem marcante na elevação do status da atividade de Enfermagem. Durante cerca de cinco décadas (1854 a 1907), Nightingale lutou pelo reconhecimento desta tão combatida profissão, com seu incomparável espírito de sacrifício e renúncia.

Florence Nightingale, ao retornar da guerra da Criméia — onde teve a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos — fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, que mais tarde receberia o nome de Escola de Enfermagem Nightingale. Lá foram criadas as bases do ensino de Enfermagem, com a preparação das primeiras enfermeiras diplomadas.

A terceira etapa do processo de desenvolvimento desta atividade é uma conseqüência dos conhecimentos acumulados por Florence Nightingale, representando um elevado privilégio para a atividade de Enfermagem.
Florence Nightingale

Símbolos da Enfermagem

Regulamento aprovado pela Resolução 280/00 I – Simbologia Aplicada à Enfermagem

Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:

    • Lâmpada: caminho, ambiente
    • Cobra: magia, alquimia
    • Cobra + cruz: ciência
    • Seringa: técnica
    • Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
    • Pedra símbolo da Enfermagem: esmeralda
    • Cor que representa a Enfermagem: verde esmeralda
    • Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado acima 
    • Brasão ou marca de anéis ou acessórios
Lâmpada

P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE !